Entrevista | Fernando Martins - Ameboide

terça-feira, dezembro 08, 2015 1 18 Comentários

Olá, manolos! Hoje receberemos um convidado carismático, talentoso e ligadão na internêi, como todos vocês. O mineiro Fernando Martins tem 26 anos, é natural de Uberaba, cartunista, animador, líder da banda Berne's e criador do canal de humor Ameboide.
 
Com várias atividades projetadas na cabeça e faltando tempo para se dedicar ao que realmente ama, o desenhista fez o que muitos sonham, mas não têm coragem: largou o curso universitário de História para produzir seus próprios quadrinhos.

Vamos conhecer um pouco dessa divertida carreira?

Fonte: Ameboide
 
Olá, Fernando. Antes de tudo, obrigada por este bate papo com o Faroeste. Conte-nos um pouco de sua trajetória artística. Quando você descobriu o seu talento para o desenho?
Primeiro, eu que agradeço o convite para o bate papo,  confesso que fiquei muito surpreso, espero que não se arrependam de terem me convidado.
Bom, acho que eu comecei como quase todo cara ou garota que desenha, fui rabiscando folhas e mais folhas quando criança e não parei mais. Sempre gostei de quadrinhos, comprava vários gibis em bancas e sebos da minha cidade, passava horas lendo e olhando os desenhos, depois ficava lá tentando criar as minhas próprias histórias e personagens.
Minha vida mudou quando descobri a Folha de São Paulo e os quadrinhos publicados por lá. Eu pirei quando vi o que o Laerte, Angeli, Glauco e Adão Iturrusgarai faziam, putz! Foi como transar pela primeira vez, falei pra mim mesmo: é isso que eu quero fazer!
 
Nota: O blog não se arrepende de forma alguma, Fernando! Hahahah.
Exposição de quadrinhos em Altinópolis (SP)
 
Como teve a ideia de criar o seu próprio canal? 
Eu estava querendo atingir um público novo e como o YouTube está bombando acabei entrando nessa. Mas estou apenas começando, o canal é super pequeno e tem muito para se fazer, ainda estou aprendendo como funciona e eu também não me vejo como um youtuber.

Fonte: Ameboide
 
"Foi como transar pela primeira vez, falei pra mim mesmo: é isso que eu quero fazer!"

A temática de humor negro do Ameboide é bem parecida com a do Mundo Canibal, que é referência nacional no Youtube. Isso chegou a te influenciar ou se trata apenas de linhas parecidas? E que outras animações te inspiraram?
São linhas parecidas. Como falei antes, minha influência foi os quadrinhos debochados da galera dos anos oitenta e noventa, mas é claro que depois que conheci o Mundo Canibal eles se tornaram referência para mim.
Tive a oportunidade de conhecer os Irmãos Piologo pessoalmente em um evento de anime. Eu já era fã dos caras, mas depois desse evento eu passei a curtir mais ainda o trabalho deles. Eles deram uma palestra sensacional, sem contar que são muito atenciosos com os fãs, foi do caralho conhecê-los.
 
Animações que me inspiram? Os Simpsons, Family Guy, Bob Esponja, Rocko's Modern Life, Tom e Jerry, Looney Tunes, Mr. Pickles e várias outras!! No YouTube eu assisto muito o canal Mondo Media.
 
♦♦♦

Você atua na rede desde 2009. O que mudou da época que começou em comparação a agora, com o aumento de ferramentas/recursos e também da competitividade no meio?
Uma coisa que mudou e não me agradou muito foi o público dos blogs, porque antigamente você postava algo e chovia comentários, e por incrível que pareça eram comentários interessantes, hoje em dia já não é mais assim - nem em blogs famosos, pois esse público migrou para o Facebook e lá se perdeu nos memes e emoticons da vida.

Já o aumento de ferramentas e recursos foi positivo, estou tendo oportunidade de alcançar mais pessoas e aumentar o meu número de fãs, mesmo que esse aumento seja quase zero... Hahahahahahaha!!! A competitividade faz parte, é ela que me faz querer continuar.

Fonte: Ameboide

A criatividade é um dos fatores primordiais para se fazer arte, e com certeza em tirinhas e animações é necessário o dobro. Como teu processo criativo funciona? Você faz algum ritual de concentração pra bolar uma historinha, como alguns escritores, ou as ideias vêm em pequenos acontecimentos do dia a dia?
Olha, normalmente eu estou bêbado ou conversando merda com os amigos e aí pimba... Vem alguma ideia! O dia a dia me inspira muito, eu gosto de abordar temas que faz parte da vida de qualquer um, gosto de falar de coisas que todo mundo já fez ou já pensou, mas não teve coragem de contar.

♦♦♦
 
Além do Ameboide, você também possui uma banda de punk rock, a Berne's, que está na ativa desde 2006. O que dá mais trabalho? Cantar e tocar, ou fazer animações?
Com absoluta certeza a coisa mais trabalhosa do mundo é ter banda Hahahahahahaha!! Sério, ô coisa filha da puta! Depender de mais pessoas para executar um trabalho é foda!Claro que tem várias pessoas envolvidas nos projetos de animação nos grandes e pequenos estúdios, mas como eu faço as minhas animações sozinho, não tenho dúvidas, ter banda dá mais trabalho.
Aproveito o espaço para dar um recado: VAMOS ENSAIAR, SEUS MERDA!!! Obrigado.
  
"Minha vida mudou quando descobri a Folha de São Paulo e os quadrinhos publicados por lá."

Em um de seus vídeos você fala um pouco sobre a trabalheira que dá para fazer seus cartoons ganharem vida. Que dicas pode dar para quem sonha em seguir essa carreira?
Tenha paciência, quando você pensar que tudo está perdido, acredite... Vai ficar pior! Hahahaha...
Sério, é bom poder viver fazendo o que a gente gosta, mas para viver assim é preciso ralar muito, trabalhar bastante e correr atrás das oportunidades.
Faça contatos, mostre seu trabalho para o mundo, não tenha vergonha e o mais importante, seja você mesmo!

                                                                                  ♦♦♦
 
Alguém já se sentiu ofendido com as animações do Ameboide? Alguma situação constrangedora ou engraçada para dividir conosco?
Ainda não falaram sobre as animações, mas sobre os quadrinhos e tiras sim (na verdade, isso acontece sempre)... Direto eu recebo mensagens no Facebook de gente me xingando, dizendo que meu trabalho é de mau gosto e coisas do tipo, mas acho isso divertido.
Adoro ver que meu trabalho incomoda as pessoas, elas não entendem que é justamente esse o meu objetivo.
Mas engraçado mesmo é quando eu falo que faço quadrinhos pras pessoas e elas vão ler achando que é Turma da Mônica, a cara delas de sem graça não tem preço!! Hahahahahahaha!!

Fonte: Ameboide
 
"A arte sempre proporciona momentos incríveis na minha vida, sem ela eu não teria nada."

Conte-nos um pouco sobre o artista por trás das animações debochadas e da banda Berne's.
Putz! Essa é difícil, hein!? As pessoas pensam que eu sou um filha da puta escroto... Bom, talvez elas estejam certas, mas não é bem assim...
Eu não sou meus quadrinhos, muito menos um maníaco do parque, só sou um adulto que desenha pinto até hoje! Hahahahahahaha... E para as pessoas que me viram em cima do palco com a banda, bem, aquele sou eu mesmo, um cara vomitando nos ouvidos da galera!

Encontro com o ídolo Larte

Quais foram os momentos mais inesquecíveis de sua carreira até agora?
Foi poder visitar vários lugares do país, conhecer várias pessoas e alguns dos meus ídolos. Com a banda eu já fui até para a Argentina pra tocar, a arte sempre proporciona momentos incríveis na minha vida, sem ela eu não teria nada, sim eu sei, eu não tenho nada... Mas isso são coisas materiais, o que eu vivi é muito mais importante e nada disso tem preço.
Eu continuo insistindo no meu trabalho graças a esses momentos, ver pessoas que admiro falando bem do meu trabalho ou ver pessoas que dizem curtir o que faço me motiva sempre e é isso que tem acontecido na minha carreira... Agora, os que me xingam são meus favoritos! Beijo pra eles!
 
"Adoro ver que meu trabalho incomoda as pessoas, elas não entendem que é justamente esse o meu objetivo."

Fonte: Ameboide

2016 promete ser um ano agitado para Fernando, já que sua banda completará dez anos de carreira e o humorista está com um projeto em andamento que promete uma revista com quadrinhos longos. Curiosos para acompanhar as news do artista?

Fiquem ligados nas redes sociais:
Site: www.ameboide.com.br
YouTube: 
www.youtube.com/canalameboide
Facebook: www.facebook.com/fernandoameboide

Twitter: www.twitter.com/amebis
Contato: fernandocartum@gmail.com

Espero que tenham se divertido com a entrevista. Parabéns ao Fernando por se entregar, correr riscos e se divertir fazendo o que ama! Sua trajetória serve de exemplo para muitos de nós, que por comodismo não seguimos nossas verdadeiras vocações.
Que seus quadrinhos continuem incomodando muita gente, Fernando!
 
E até a próxima manolagem, pessoal =* 
 

18 comentários:

  1. Adorei o entrevistado, Hell. Dei muita risada com ele kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que bacana descobrir artistas descolados em busca de seus sonhas, quem me dera largar tudo e publicar meus livros de poesias.. me falta essa coragem que ele tem de sobra.
    Parabens, Fernando!!!!!! Continue assim, seu trabalho é muito legal e bem feito <3

    Bjao pra voces =**

    http://sobremeninasevodcas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHHAHAHHA... Obrigada Fernando por essa oportunidade, nos realmente não nos arrependemos, ficou ótimo!
    Adorei "os que me xingam são meus favoritos! Beijo pra eles!" HAHAHAHHA Sucesso pra ti ;)

    ResponderExcluir
  3. Que carreira legal xD
    Queria ter esse dom do desenho. Adorei as tirinhas.
    Muito legal a entrevista Hell. Sucesso pra ele! Vou me inscrever la no youtube pra acompanhar as animações ;)

    Bjo bjo

    http://ladygagando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Valeu manolas!!! Muito obrigado!! A entrevista ficou demais!! O trabalho de vocês está magnifico! Continuem sempre!!! :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou encantada com o trabalho do cara! Demais.
    ótima entrevista <3

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho bastante piada a estes cartoons!!
    Já sigo**
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Great post and amazing pictures :)...thx for sharing!

    ResponderExcluir
  8. Que legal, adorei a entrevista. Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
  9. ¡Estupendo! ¡¡Muchas felicidades a Fernando y al blog por la entrevista!! Es bastante graciosa y también informativa. Ahora tengo una idea más clara de dónde, Fernando, saca esos delirios tan divertidos XD.

    ResponderExcluir
  10. Hahahhahaha ele é muito engraçado e as tirinhas são otimas, vou ja no canal dele ver os desenhos o/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Hell!
    Adorei a entrevista! Fico muito feliz que ele tenha seguido o sonho, isso também me dá motivos para seguir em frente.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  12. Deve ser uma carreira muito legal, desenhos, criatividade e brincadeiras a vontade pros personagens ganharem vida ♥
    A entrevista ficou mto boa mesmo :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Hell!
    Eu não conhecia o Ameboide e passei uma boa hora vendo a tiras e animações do Fernando, amei a entrevista!
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia o Ameboide mas adorei a entrevista. Fui dar uma fuçada nas tirinhas dele e gostei muito, já vou passar a acompanhar o trabalho dele.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia ele gostei muito de saber sobre o seu trabalho muito bom!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  16. Oii Hell! Obrigada pela visita no blog (Verdadeescrita.com). Adorei conhecer o cantinho de vcs aqui. E meu, achei muita coragem dele largar tudo pra viver do sonho dele. Mas não é que deu certo? Acho mesmo que precisamos de mais pessoas assim. Ainda não conhecia o trabalho dele, mas dei boas risadas no canal dele! hahahaha. Beeeeeijos.

    ResponderExcluir
  17. Que demaiiiissss xD tbm sou apx no Angeli e adorei as tirinhas haha *-*

    ResponderExcluir
  18. Adorei hahahahahhahaha vou dar uma olhada no site

    bjs

    ResponderExcluir

 Espaço livre para sugestões, críticas e elogios;
 Você pode comentar como anônimo ou utilizando seu nome/URL, conta do Gmail ou Wordpress;
 Sua opinião é bem-vinda, contanto que não seja homofóbica ou racista. Agradecemos :)